Nos dois últimos anos, as políticas públicas relacionadas à área de saúde mental passaram por alterações significativas, as quais ameaçam o Sistema Único de Saúde (SUS), a Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Essas mudanças tiveram início com o desfinanciamento de equipamentos, como centros de atenção psicossocial, núcleos de apoio à saúde da família e consultórios na rua. O desmonte na Rede de Atenção Psicossocial se agrava com os leitos em hospitais psiquiátricos, com o financiamento para compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia (eletrochoque), com a possibilidade de internação de crianças e adolescentes em hospital psiquiátrico e com o modelo de abstinência como norteador na atenção das pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.

O modelo proposto pelo Ministério da Saúde rompe com a Reforma Psiquiátrica e foca em uma lógica manicomial e medicalizante, que exclui as pessoas da convivência comunitária e viola os direitos das(os) pacientes.

Nós, da Chapa Força e Inovação, acreditamos que essas propostas trazem retrocessos nas políticas de saúde mental e não contribuem para a lógica do cuidado em liberdade e no direito à convivência comunitária das(os) usuárias(os) dos serviços de saúde. Defendemos uma sociedade justa, que respeite a liberdade, a diversidade, a pluralidade e que promova o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico no seu território, em contato com a família e com a comunidade, ecom acesso a tratamento adequado. E isso só é possível quando se promove e investe em políticas públicas inclusivas e comunitárias, e que sejam respeitadas as singularidades das pessoas.

Nos posicionamos contrárias(os) a essas medidas que fragilizam as políticas de saúde mental construídas pelos esforços dos movimentos de usuárias(os), trabalhadoras(es) e gestoras(es); que trazem violações aos direitos humanos de pessoas com transtorno mental ou com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas; e que também fragilizam e precarizam o trabalho de Psicólogas(os) nos diferentes pontos de atenção.

Somos Força e InovAção e seguiremos lutando contra os retrocessos em todos os campos!

#ForçaeInovação
#CRPPR
#DireitosHumanos
#Saúdemental
#ReformaPsiquiatrica
#ChapaForçaeInovação
#euvoto12
#Chapa12